Notícias no site
Início    Outras notícias



Queijo Minas Artesanal da Canastra é apontado como o melhor do mundo
O Debate-23/06/2022

Produtores de Queijo Minas Artesanal da região produtora Canastra estão comemorando a classificação do produto, pelo site americano Taste Atlas, como o principal destaque em ranking dos 50 melhores queijos mundiais. A iguaria mineira aparece em primeiro lugar, deixando para trás os conhecidos Grana Padano, Gorgonzola Piccante e Pecorino Sardo, entre outros queijos famosos internacionalmente. O resultado foi divulgado na plataforma nessa terça-feira (21/6).

“O reconhecimento da qualidade dos queijos mineiros e em particular, nesse momento, do Queijo Minas Artesanal, produzido na região produtora Canastra, muito nos orgulha. Tudo isso é resultado de um esforço conjunto de todo o sistema de agricultura do estado. Ninguém faz nada sozinho”, ressalta o diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia.

Representando a Associação dos Produtores de Queijo da Canastra (Aprocam), o gerente executivo, Higor Douglas de Freitas, exalta a conquista, “O Taste Atlas é como se fosse um guia de viagem. Ele recebe informações dos usuários e vai ranqueando”, explica, acrescentando que se trata da avaliação de consumidores do queijo mineiro. “A gente fica feliz. É uma conquista expressiva, pois reconhece cada vez mais a qualidade do nosso queijo e o trabalho dos produtores para entregar um bom produto aos consumidores”, argumenta.

A Aprocam tem sede no município mineiro de São Roque de Minas, no Centro-Oeste do estado. São 70 filiados de oito municípios da região produtora de Queijo Minas Artesanal da Canastra. Muitos dos seus associados desenvolvem trabalhos com a Emater-MG, segundo o gerente Higor. “Alguns dos nossos associados têm assistência da empresa e participam dos concursos de qualidade do Queijo Minas Artesanal municipal e regional”, esclarece.

Fonte: Agência Minas