Notícias no site
Início    Outras notícias



Uso de etanol diminui produção de nanopartículas nocivas à saúde
Agência USP-21/08/2017

Um estudo feito em parceria da USP com as Universidades de Cingapura e Northwest, dos Estados Unidos,  identificou a correlação do maior consumo de gasolina em detrimento do etanol com o aumento da concentração de nanopartículas maléficas à saúde na atmosfera. O estudo foi realizado na capital paulista.

Segundo o professor titular do Instituto de Física (IF) da USP, Paulo Artaxo, as nanopartículas emitidas pelos poluentes têm acesso direto aos alvéolos pulmonares e à corrente sanguínea. Ele explica que dados recentes mostram que, no Estado de São Paulo, 11 mil pessoas morrem por ano devido à poluição.

A continuação da pesquisa, publicada na revista Nature, vai ser a investigação dos benefícios que a troca de gasolina pelo etanol pode trazer à saúde humana.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em http://www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.